sábado, março 25, 2006

Sistema Solar - Parte 4

.
Vénus

Vénus é o segundo planeta a contar do Sol. Para completar uma volta ao Sol, Vénus leva cerca de 225 dias.
Vénus é 90 vezes maior que a Terra. Tem tantas nuvens a cubri-lo que dificultou muito a tarefa aos astrónomos para o observar. Sabe-se no entanto que a temperatura de Vénus é muito, muito quente, e que existem grandes tempestades de vento.
Este planeta gira sobre si mesmo, no sentido contrário ao da Terra. É curioso não é?
Também já puseram a hipótese de que há milhões de anos atrás, terão existido Oceanos tais como os nossos, mas que acabaram por evaporar devido ás altas temperaturas a que esteve sujeito.
Recebeu o nome a partir da mitologia romana, na qual Vénus é a Deusa do Amor e da Beleza. O planeta foi assim chamado, provavelmente, por ser o mais brilhante de todos os astros conhecidos na Antiguidade.
Devido ás grandes semelhanças entre a Terra e Vénus, pensou-se que por baixo das suas densas nuvens Vénus poderia ter um aspecto semelhante á da Terra e até mesmo possuir vida. Infelizmente, provou-se o contrário Vénus é totalmente diferente da Terra em muitos aspectos significativos. As densas nuvens não deixam o calor escapar, produzindo assim um efeito de estufa. Em consequência desta densa atmosfera, não é possível fazer uma observação telescópia de Vénus.
Não foram descobertos quaiquer satélites em Vénus, pelo que se pode afirmar que, tal como Mercúrio, este planeta não tem luas, ao contrário do que acontece com todos os restantes planetas do Sistema Solar.
Apesar de Vénus ser tão quente, não seria engraçado ir até lá?!
(Como seria ir a Vénus?!?!?)

Mónica

Parte 5- Mercúrio